terça-feira, 17 de agosto de 2010

Para ficar na história

O tema sugerido pelo blog,foi uma escolha pessoal e profissional,como historiadora,ousei introduzir fatos passados e presentes ,nem sempre de cunho científico,mas descritos oralmente de geração em geração.Trata-se de um perfil conhecido pelos apodienses das décadas de 30 até 90,quando este veio a falecer,trata-se de Vicente Maia"quem cantava chorou ao ver seu amigo partir,mas quem voou no pensamento ficou,com a lembrança que o outro contou"PARA FICAR NA HISTÓRIA






Relata a trajetória de uma pessoa muito especial:POUCAS E BOAS DE VICENTE MAIA;sua história conhecida pela população apodiense,é simples ,porém irônica, apesar de sua fama de valente ,este afirmou nunca ter brigado, a resolução de seus problemas arranca gargalhadas por parte dos ouvintes......são muitas e tentarei lembrar algumas. Como iniciar? Vou memorizar a entrevista feita em novembro de 1998 ,na oportunidade,ele resgatou alguns fatos da juventude; como todo jovem, ele gostava de ir aos bailes e certa vez ao convidar uma moça para dançar esta afirmou está cansada e Vicente retrucou -eu não estou lhes chamando pra correr e sim para dançar;contudo continuou a convidar outras jovens e depois de ser recusado por todas ficou “encabulado” e decidiu acabar com o baile,porém ser alardes perguntou ao sanfoneiro quanto ele dava na sanfona e comprou-a,acabando a diversão ,principalmente das moças . Outra feita este foi convidado por um amigo e ao chegar a festa não conseguindo uma dançarina ,o dono da festa que também era o sanfoneiro,ofereceu-lhe sua esposa para dançar ,e estes dançaram a noite toda;Passado alguns dias o sanfoneiro vai vendera sanfona e o Maia agradecido pelo gesto “solidário”ocorrido na festa ,compra o instrumento ,mas em seguida o entrega novamente alegando ter se “divertido” com a esposa deste e,portanto , merecia ficar com o presente, o amigo saiu todo contente...



Outros fatos ocorreram quando este era magarefe e os seus colegas da época presenciaram;

Uma vez o freguês comprou uma costela de boi e esqueceu-se de levar para casa, seria normal se este não morasse na zona rural e viesse a rua só aos sábados;porém Poucas e boas de vicente maia ,decidiu guardar a encomenda por consideração,imaginem a podridão que ocasionava aquela danada,pois bem....chegando finalmente o sábado ,o cliente comenta o esquecimento e pede para pesar outra costela;Vicente já agoniado com o fedor da anterior esbravejou:-não senhor, você vai levar aquela que deixou aqui! E o coitado teve que levar a carne podre.

Vicente era uma pessoa caridosa ,sempre que os amigos precisava recorriam a ele ;Certa vez um compadre veio tomar emprestado sua bicicleta para fazer uma viagem,garantindo devolver logo que voltasse;passado algum tempo sem que a bicicleta fosse entregue, e,Vicente foi a casa do compadre e,ao invés de pedir de volta,tomou por empréstimo ,o outro envergonhado entregou-a ;Logo que retornou Vicente foi entregar a bicicleta ao compadre,este retrucou :- Compadre essa bicicleta é a sua! ,e este respondeu: se fosse minha ,estava lá na minha casa e eu não precisaria tomar emprestado... Vicente deixou a bicicleta e foi embora .A lição dada ao compadre por ele ter descumprido a promessa,lhes saiu cara, pois perdeu a bicicleta;

Outra profissão que exerceu até aos 96 anos foi de comerciante ,junto a sua filha Alba,que testemunhou os fatos da época;A CAZA LIMA prédio situado no centro comercial,foi um sortido comércio varejista, também conhecida pela bodega de seu Vicente.São inúmeras ....certa vez ,uma senhora muito “ranzinza” veio comprar 1 litro de querosene(combustível usado nas lamparinas para iluminar as casa antes da chegada da energia elétrica) , porém ao receber a freguesa reclamou que não estava cheio;Vicente colocou novamente o litro para completar e foi sentar-se na calçada,a mulher percebendo que ia derramar chama seu Vicente e este responde:-deixa o litro encher.. deixa o litro encher......e só entregou o litro quando esvaziou o depósito.novamente o prejuízo foi para este ,que não aceitava ser questionado quanto a sua honestidade.

A bodega também era o ponto de encontro ,na época das eleições ,os políticos vinham até lá;um cidadão candidato a vereador ,ao passar pela feira fazendo campanha políticos decidiu falar com este:-Amigo,serei candidato a vereador e espero contar com o seu voto.....contudo, seu vicente respondeu sem papas na língua;-Se candidato eu fosse e você me oferecesse o voto,eu não aceitaria,quanto mais eu votar em você.O candidato saiu desconfiado ,vendo que se dependesse daquele eleitor ,ele não seria vitorioso.



Outravez,foi o candidato a Deputado Estadual,Patrício Jr,visitar o correligionário, chegando na bodega,escondeu-se por trás da porta , para surpreender seu Vicente e quando o candidato foi ao encontro do amigo todo sorridente;Vicente muito sisudo responde:_ que tipo de candidato é você que além de aparecer só de4 em 4 anos ainda vai se esconder? Então o candidato viu que daquela mata não ia sair coelho.



Vicente tinha como “passatempo” uma casa de jogo e era capaz de ficar horas jogando baralho;certa vez já bastante cansado,este deu um cochilo e quando acordou e foi ver seu jogo ,percebeu que estava pronto para ganhar e virou a mesa;- eu não vou jogar,se eu dormindo estou com este jogo,imagine vocês que deram as cartas: saiu e foi para casa deixando os jogadores admirados com a sua sorte.



Outra vez ,estava jogando, e um dos jogadores tirou a camisa,Vicente olhou e sem nada dizer,sisudo, tirou toda a roupa;Os jogadores admirados,perguntam :O que é isto seu Vicente?este respondeu_ È para saber quem é o dono da casa !!.



Certa tarde ,Vicente e seus parceiros estavam jogando na calçada e começou a neblinar,e eles entraram para casa,passado a neblina,saíram e novamente começa a chuviscar ;três vezes consecutivas e Vicente já “amuado” e, na quarta vez ,os colegas entraram e sentado ele ficou;só que desta vez foi um “toró” de chuva e Vicente ficou todo molhado,mas não saiu ,imagine o tamanho da brutalidade?

Ainda encabulado com o banho de chuva tomado na tarde anterior ,seu vicente foi consertar o telhado de sua casa e passando um dos colegas,pergunta .-Tá fazendo o que ai encima de casa Vicente? Ele retrucou:-Tô cavando uma cacimba!!! resposta sábia para uma pergunta tola,não acha??



Outro jogo que Vicente gostava era o “jogo do bicho”,famoso por ter bons “palpites”,era capaz de interpretar sonhos e por causa deste dom ,era muito solicitado ,;Uma senhora procurou Vicente explicando que havia sonhado com ele;- qual o bicho deveria jogar? Vicente orgulhoso pelo sonho da senhora aconselhou-a jogar no coelho ou no leão; então ela tomou emprestado o dinheiro a este e prometeu pagar–lhes depois do resultado. Não deu outra ,o bicho fora de acordo com o palpite;Vicente contente por ter acertado , ao encontrar a senhora ,indagou:- ganhou um dinheirinho heim? Esta muito constrangida respondeu:-Não seu Vicente,eu joguei foi no veado.Vicente sentindo -se humilhado,feito um leão furioso,retruca:-Deixe para jogar no veado quando sonhar com seu marido....(não se sabe a intenção da pobre,se era não dividir o “apurado”,ou uma desfeita amorosa);



O tempo foi passando....e vem as preocupações com as donzelas Anilda e Alba;

Moças famosas pela formosura,principalmente Neguinha,como era conhecida Anilda ,não é que ela se apoixona por Galdino;considerado “Dom Juan”, namorou quase todas as moças do pedaço porém se engraçou com a filha de Seu Vicente e decidiu casar-se com ela;só que não teve coragem de enfrentar o velho e decidiram fugir.Marcaram dia e hora, , Galdino encostado no muro esperando Anilda ....porém quem apareceu foi Vicente que ,desconfiado ,perguntou; -O que você esta fazendo aqui de madrugada?

O outro ,apesar de também ser considerado valente,tremeu pois, Vicente era mais

ignorante e gaguejando respondeu:_Eu vim roubar sua filha;A surpresa foi grande ,para aquele pai que considerava sua filha tão”bem criada” e esta querer casar com um ex-prisioneiro,mas não perdeu o controle,pelo contrário,surpreendentemente,mandou o rapaz entrar ,chamou sua esposa D.Lúcia ,mandou acordar Anilda e disse: você tem certeza que quer fugir com este sujeito?diante da afirmativa ,Vicente fez os preparativos para o casório e desta união,tiveram seis filhas:Fátima,Aila,Marilú,Marly,Helena e Jacira .prova de que Vicente não era controlador,apesar de não concordar,por justa causa,o jovem era aventureiro,namorador ,ou seja,tinha as características parecidas com as suas ,e por isso,não deveria ser bom esposo;Infelizmente ele estava correto,pois Galdino continuou farreando e de fato quem cuidou da grande família até ficarem independentes fora “Papai” Vicente.

23 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Se vc conhece alguma destas histórias,partilhe conosco,ok?

    ResponderExcluir
  3. ouvi esta ontem,Seu vicente tinha acabado de fechar a "bodega"com de costume as 11:30h e sentou nas esquina para esperar o almoço,quando vem um moleque trazendo um recado para este"despachar" um pacote de biscoito.Seu Vicente olhou as horas edepois para o menino e respondeu;diga a sua mãe que se eu vendesse mortalha eu não voltava ,imagina vender um pacote de biscoito!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Companheira Marly,

    Parabéns pelo seu blog, quando eu tiver uma piada eu mando, por enquanto só tenho a do pinto, piu,piu!!!!!!!!! valeu!!

    Ecilvia

    ResponderExcluir
  5. Oi Marly. Tu tem a biografia de seu Vicente? No blog Tudo de Apodi estamso resgatando a história e a cultura do povo de Apodi que merece ficar na história.

    Qualquer novidade manda no e-mail tudodeapodi@hotmail.com

    Caubi Torres - equipe tudo de Apodi

    ResponderExcluir
  6. BIOGRAFIA DE VICENTE MAIA


    Vicente Ferreira Maia,nascido aos 29 dias do mês de outubro de1904, natural do sítio Boa vista Apodi –RN;filho de João ferreira Maia e Maria Gomes de Oliveira ambos agricultores , enfrentaram as grandes secas de 1915 e 1919,apesar da grande recessão e fome que passaram ,a família sobreviveu comendo farinha seca e os cadáveres de animais que morriam de fome e sede;porém seus pais morreram ainda jovens e tendo que trabalhar ,Vicente decidiu –se pela cidade, deixando a agricultura e seus irmãos ; chegando “a tardinha” encontra a cidade deserta,pois na época havia grande temor por parte dos moradores devido a ameaça de cangaceiros comandados por Massilon Leite ,mas ,com o boato de que o bando de LAMPIÃO se encontrava na região ,o terror era maior .Devido a esta apreensão ,o então prefeito Chico Pinto decidiu-se por recrutar homens,dentre estes Vicente Maia,que passou a reforçar a “defesa dos patrimônios moral e material do município”;durante 2 meses ficaram em trincheiras e só saíram quando souberam da derrota do bando de lampião em Mossoró . Conhecido por sua altivez e valentia vicente foi preso na revolução de 1935 ,levado para Mossoró,acusado de “comunista”,(termos desconhecido pelo réu )e, só foi libertado graças as boas influências com autoridades locais.decidindo mudar de vida ,colocou uma banca na feira,e,neste período conheceu uma viúva, cujo esposo fora morto por cangaceiros, e esta pediu-lhe em casamento “sem ter namorado”; Vicente casou-se com Lúcia Hermenegilda e desta união tiveram três filhos :Aléxis, Alba eAnilda .Infelizmente o


    filho Aléxis morreu precocimente dei xando os netos Zé Maria e Titico que chamava por “pai” Vicente ,termo usado também por suas seis netas,filhas de Anilda e Galdino;justiça seja feita pois este adotou a todos e não mediu esforços para sustentar a grande família,tornando-se PAI ,HERÒI e GUERREIRO........ Viúvo de D. Lúcia, com o peso dos quase 70 anos , encontrou um novo amor que ,desta feita durou a sua existência depois de20 anos de “namoro” resolveu anunciar ,em primeira mão, as netas Marly e Aila que iria “pagar a honra”, da menina Zelinha e, no dia do seu seu nonagésimo sexto aniversário o Padre Teodoro veio celebrar a união destes perante sua família e amigos . Zelinha foi a enfermeira ,confidente e partilhou dos momentos alegres e tristes ,na saúde e na doença; Aos 02 de novembro de 2001 ,quando este despertou e foi tomar o seu banho matinal,conversando normalmente e surpreendeu a todos dizendo ter uma “menina” vendo ele se vestir e ao deitar-se foi desfalecendo.....Hoje só nos resta a sua história.Assim foi sua jornada aqui na terra,foram 97 anos de existência marcados por sua bravura,humildade e honradez..... “Quem contava chorou ao ver seu amigo partir e que voou no pensamento ficou com a lembrança que o outro contou”.... (Milton Nascimento)

    ResponderExcluir
  7. Homenagem Póstuma
    VICENTE MAIA

    Pai ,que este sorriso estampado no seu rosto se perpetue na lembrança de todos ,estamos certo de que seu encontro com Deus foi motivo único para nos consolar e suportar as saudades que você nos deixou...Partistes de forma inesperada ,mas serena e pura , como sua existencia sempre marcada pela humildade e honradez.
    O Senhor não foi só Pai,fostes HERÒI e GUERREIRO, o seu dia do encontro com Deus foi marcante-02/11/2001- e será inesquecível, cada aniversário comemoramos recordando a sua passagem....

    Velho guerreiro,tu serás
    Imortal,
    Como esquecê-lo?
    Estarás sempre conosco
    Noventa e sete anos fora a sua existência,
    Toda a sua vida dedicado a fazer o bem
    Em 02 de novembro de 21, foi chamado por Deus

    Morrestes para os céticos,
    Ainda continuas vivo ,na memória dos amigos,
    Ilusão,continuar revivendo seus feitos,piadas?
    Apenas eternizando a sua HISTÒRIA.

    ResponderExcluir
  8. Achei linda!!!
    As vezes, nossa vida é colocada de cabeça para baixo, para que possamos aprender a viver de cabeça para cima"
    Gosto da presença dele aqui em casa ... mas ele insiste em te visitar também! Cuide dele com carinho por favor !!!
    Que Ele chegue em sua residência/trabalho, levando tudo aquilo que você está querendo e precisando.
    São os meus votos.
    Ele chegou agora à tarde aqui...
    Estivemos algum tempo falando e Ele seguiu para se encontrar com você.
    Quando Ele chegar aí, por favor,
    O encaminhe para a próxima parada. Não O deixe parado.
    A mensagem que Ele leva é muito importante e tem que dar a volta ao mundo..
    Que Deus te abençoe por transmitir a mensagem.
    Caminhando por Jesus.
    Diga uma oração e passe a outros.
    A nossa missão é amar e espalhar o Evangelho pelo mundo.
    Desejo ricas bênçãos pra você. Faça a diferença na vida de alguém.
    Ore assim:
    Senhor!
    Esteja à minha frente para me iluminar!
    Esteja atrás para me proteger!
    Esteja ao meu lado para me amparar! Amém!
    Quando repassar ponha em "assunto " o local de onde Ele está partindo.
    Deus tem visto suas Lutas e diz que elas estao chegando ao fim
    Uma benção está vindo em sua direção.
    Se você crê em Deus, por favor envie esta mensagem para 20 amigos.
    Não ignore, você está sendo testado.
    Se rejeitar lembre-se disso:
    "se me negas entre os homens, te negarei diante do Pai".

    ResponderExcluir
  9. SER COMO UM LÁPIS


    O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou:


    - Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim?


    A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:


    - Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse.


    O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.


    - Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!


    - Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa e paz com o mundo:


    ''1° qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzí-lo em direção à sua vontade.''


    ''2° qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, pois elas o farão uma pessoa melhor.''


    ''3° qualidade: o lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir algo que fizemos não é necesseriamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça.''


    ''4° qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você.''


    '' E finalmente, a 5° qualidade do lápis: ele sempre deixa uma marca.
    Da mesma maneira, tudo que você fizer na vida irá deixar traços, portanto procure sempre deixar boas marcas por onde passar...um sorriso, um beijo, uma palavra amiga, carinho, atenção, compreensão.


    E as pessoas que te conhecerem, jamais te esquecerão.

    ResponderExcluir
  10. 10 de fevereiro de 2011
    Software para a vida


    Este programa é ótimo para instalarmos. O melhor de tudo é que podemos copiá-lo e distribuí-lo à vontade.


    - Alo, é do Setor de "Atendimento ao Cliente....

    Atendente: Boa tarde Senhora. Em que lhe posso ser útil ? Cliente: Comprei o seu programa AMOR, mas até agora não consegui instalar. Eu não sou técnica no assunto, mas acho que posso instalar com a sua ajuda. O que eu devo fazer primeiro?

    Atendente: O primeiro passo é abrir o seu CORAÇÃO. A senhora encontrou seu CORAÇÃO?

    Cliente: Sim, encontrei. Mas há diversos programas funcionando agora. Tem algum problema em instalar o AMOR enquanto outros programas estão funcionando? Atendente: Que programas estão funcionando, senhora?

    Cliente: Deixe-me ver... Eu tenho BAIXAESTIMA.EXE,

    RESSENTIMENTO.COM, ODIO.EXE e RANCOR.EXE funcionando agora. Atendente: Nenhum problema. O AMOR apagará automaticamente RANCOR.EXE de seu sistema operacional atual. Pode ficar em sua memória permanente, mas não vai causar problemas por muito tempo para outros programas. O AMOR vai reescrever BAIXAESTIMA.EXE em uma versão melhor, chamada AUTOESTIMA.EXE. Entretanto, a senhora tem que desligar completamente o ODIO.EXE e RESSENTIMENTO.COM. Esses programas impedem que o AMOR seja instalado corretamente. A senhora pode desligá-los?

    Cliente: Eu não sei como desligá-los. Você pode me dizer como? Atendente: Com prazer! Vá ao Menu e clique em PERDAO.EXE. Faça isso quantas vezes forem necessárias, até o ODIO.EXE e RESSENTIMENTO.COM serem apagados completamente.

    Cliente: Okay! Terminei! O AMOR começou a instalar-se automaticamente. Isso é normal?

    Atendente: Sim, é normal. A senhora devera receber uma mensagem dizendo que reinstalará a vida de seu coração. A senhora tem essa mensagem? Cliente: Sim, eu tenho. Está completamente instalado?

    Atendente: Sim. Mas lembre-se: a senhora só tem o programa de modelo básico. A senhora precisa começar a se conectar com outros CORAÇÕES a fim de obter melhoramentos.

    Cliente: Oh! Meu Deus! Eu já tenho uma mensagem de erro. Que devo fazer?

    Atendente: O que diz a mensagem?

    Cliente: Diz: "ERRO 412 - O PROGRAMA NÃO FUNCIONA EM COMPONENTES INTERNOS". O que isso significa?

    Atendente: Não se preocupe, senhora. Este é um problema comum. Significa que o programa do AMOR está ajustado para funcionar em CORAÇÕES externos, mas ainda não está funcionando em seu CORAÇÃO. É uma daquelas complicadas coisas de programação, mas em termos não-técnicos, significa que a senhora tem que "AMAR" sua própria máquina antes que possa amar outra.

    Cliente: Então, o que devo fazer?

    Atendente: A senhora pode achar o diretório chamado "AUTO-ACEITACAO"?

    Cliente: Sim, encontrei.

    Atendente: Excelente! A senhora está ficando ótima nisso!

    Cliente: Obrigada!

    Atendente: De nada. Faça o seguinte: clique nos arquivos BONDADE.DOC, AUTOESTIMA.TXT, VALORIZE-SE.TXT, PERDAO.DOC e copie-os para o diretório "MEU CORAÇÃO". O sistema irá reescrever todos os arquivos em conflito e começará a consertar a programação defeituosa. Também a senhora precisa apagar AUTOCRITICA.EXE de todos os diretórios e depois esvazie a sua lixeira para certificar-se de que nunca voltem.

    Cliente: Consegui! Meu CORACAO está cheio de arquivos realmente puros! Eu tenho no meu monitor, agora, o SORRISO.MPG e está mostrando que PAZ.EXE, CONTENTAMENTO.COM e BONDADE.COM foram instalados automaticamente no meu CORACAO. Atendente: Então, terminamos! O AMOR está instalado e funcionando, Ah! Mais uma coisa antes de eu ir.

    Cliente: Sim?

    Representante: O AMOR é um programa grátis. Faça o possível para distribuir uma cópia de seus vários modelos a quem a senhora encontrar e, dessa forma, a senhora receberá de volta dessas pessoas novos modelos verdadeiramente puros. Cliente: Obrigada pela sua ajuda!

    Autor desconhecido

    ResponderExcluir
  11. PARA REFLETIR: Envelheço...
    ENVELHEÇO
    quando me fecho para as novas idéias e me torno radical.
    ENVELHEÇO
    quando o novo me assusta e minha mente insiste em não aceitar.


    ENVELHEÇO
    quando me torno impaciente, intransigente e não consigo dialogar.
    ENVELHEÇO
    quando meu pensamento abandona sua casa e retorna sem nada acrescentar.


    ENVELHEÇO
    quando muito me preocupo e depois me culpo por não ter tido motivos para me preocupar.
    ENVELHEÇO
    quando penso demasiadamente em mim mesmo e conseqüentemente, dos outros, completamente me esqueço.


    ENVELHEÇO
    quando penso em ousar e já antevejo o preço que terei que pagar pelo ato, mesmo que os fatos insistam em me contrariar!
    ENVELHEÇO
    quando tenho a chance de amar e daí o coração se põe a pensar:
    "Será que vale a pena correr o risco de me dar? Será que vai compensar?"


    ENVELHEÇO
    quando permito que o cansaço e o desalento tomem conta de minha alma e ponho a me lamentar.
    ENVELHEÇO,
    enfim quando paro de lutar







    Autor desconhecido

    ResponderExcluir
  12. APODI

    Adoro Apodi cidade que tem tudo e não tem nada nunca vi algo assim.
    Prefeito nesta cidade só preocupa-se com o carnaval
    Assim como na Roma Antiga pão e circo não faz mau.
    Adoro Apodi cidade que tem tudo e não tem nada nunca vi algo assim.
    Educação pra que? Só é preciso aprender duas coisas;
    Vermelho e Verde pra quem torcer.
    Adoro Apodi cidade que tem tudo e não tem nada nunca vi algo assim.
    Saúde? Nem quando espirro.
    No Maximo uma passagem para Mossoró ou Natal se achar melhor!!!
    Adoro Apodi cidade que tem tudo e não tem nada nunca vi algo assim.
    Emprego? Partidos, amigos, e amizades.
    O resto só na saudade!
    Adoro Apodi cidade que tem tudo e não tem nada nunca vi algo assim.
    Lagoa, barragens, lajedo, obras naturais?
    Políticos, prefeitos, imperadores, senhores!
    Passado presente e futuro parecem ser iguais.
    NBO!!!!!

    Por Neilton Barros de Oliveira

    ResponderExcluir
  13. " DEPENDÊNCIA EMOCIONAL "
    Drª. Maria Tude


    Desde que nascemos nos foi sendo ensinado como desempenhar vários papéis: na família e, além dela, na sociedade. Sentimos sempre que nosso bom desempenho estaria ligado à aprovação que receberíamos e essa aprovação nos traria valorização, admiração, a garantia de que não seríamos rejeitados, preteridos,
    menosprezados, abandonados, pouco amados, "desamados"... Essa busca de aprovação externa, sem a qual nos sentimos "nus" e sem a qual perdemos o peso, valor e significado de tudo que somos e conseguimos, acaba tornando-se nosso objetivo maior e nos leva a passar a vida como pedintes, implorando, até mendigando, por
    ela. Quem não falou ou pensou em algum momento, magoado e ressentido... "o dia em que eu me for (ou morrer) é que eles vão me dar valor..."

    Quando a crença na necessidade dessa valorização se fixa em nós, com maior ou menor intensidade, ela nos faz sentir um imenso medo. O medo que nos leva a esconder quem somos sob as diferentes máscaras que, acreditamos, serão mais aceitas em nossos variados papéis. Tornamo-nos camaleões antenados com o que
    achamos que esperam de nós, abrindo mão do nosso brilho e cores reais, tentando assim controlar nossas relações – muitas vezes a qualquer preço. Não nos damos conta da indignidade a que nos submetemos com concessões exageradas, chegando à subserviência, à mendicância de atenção, carinho, valorização. Tudo porque aprendemos a acreditar e pensar assim: "Só vou se você for..." "Você é a luz da minha vida", "Sem você não sou ninguém...", "Você é a razão de tudo", "Se você está bem, eu estou; se for feliz, eu serei...", "Sem vocês fico aos pedaços, nada significo" ...

    Quanto mais pensamos e agimos dessa forma equivocada nas relações, mais nos apegamos, mais queremos possuir os "objetos" do nosso desejo/amor, mais cobramos, manipulamos, nos desesperamos. Somos reféns da vergonha de estarmos falhando, ficamos frustrados, com raiva, magoados e ressentidos por investirmos
    tanto e recebermos tão pouco... Depositamos nossa felicidade, propósito e significado de nossas vidas na tentativa de receber amor e aprovação dos outros.

    Sentimo-nos atrelados a pessoas que estão fora do nosso controle e, em conseqüência, perdemos o controle de nossas próprias vidas.


    Nossos pensamentos ficam presos obsessivamente nessa busca e nossos comportamentos repetem-se
    compulsivamente, na tentativa de um resultado diferente que possa aliviar nosso
    medo, nossa dor.


    A vida fica estreitamente restrita a esse objetivo e estamos presos nessa ciranda insana, nesse carrossel desgovernado, sem medidas... Isto é Dependência Emocional.

    Qualquer dependência é prisão. Prisão que apequena, humilha, avilta, agride nossa dignidade.


    Que bom que a chave, a saída, dessa prisão, muito mais mental que afetiva, está em cada um de nós! Depois de tanta dor, podemos abandonar certezas e, com humildade, abrir nossas mentes para uma nova possibilidade: a de aprendermos a cuidar de nós mesmos, nos conhecermos, valorizarmos, amarmos; a
    sermos capazes de caminhar livres, fazendo escolhas sem medo, assumindo responsabilidades por elas, respeitando-nos sempre.


    Essa incrível jornada para a liberdade se faz "um dia de cada vez", Passo a Passo, Com calma e respeito por
    nosso tempo, "Vivendo e Deixando viver", Desligados com Amor e parceria, entendendo que o mais necessário a fazer é o que eu Posso, "Só por hoje".

    Mantendo Simples e perseverante esse caminhar, iremos descobrindo que viver não
    é lutar e amar não é sofrer!


    * Drª. Maria Tude ( Psicologa )

    ResponderExcluir
  14. sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011[REFLEXÃO] A maior prisão



    A maior prisão que podemos ter na vida é aquela quando a gente descobre que estamos sendo não aquilo que somos, mas o que o outro gostaria que fôssemos.


    Geralmente quando a gente começa a viver muito em torno do que o outro gostaria que a gente fosse, é que a gente tá muito mais preocupado com o que o outro acha sobre nós, do que necessariamente nós sabemos sobre nós mesmos.


    O que me seduz em Jesus é quando eu descubro que nEle havia uma capacidade imensa de olhar dentro dos olhos e fazer que aquele que era olhado reconhecer-se plenamente e olhar-se com sinceridade.


    Durante muito tempo eu fiquei preocupado com o que os outros achavam ao meu respeito. Mas hoje, o que os outros acham de mim muito pouco me importa [a não ser que sejam pessoas que me amam], porque a minha salvação não depende do que os outros acham de mim, mas do que Deus sabe ao meu respeito.


    [Padre Fábio de Melo]

    ResponderExcluir
  15. Acredito nisso. Quantas flores são empilhadas em um funeral e quantas flores a pessoa recebeu em vida?
    Aqui vai uma flor virtual minha para você!
    Aproveite seu dia!

    Entrega de Flores...



    Prefiro receber uma rosa e uma palavra amiga de um(a) amigo(a)enquanto estou neste mundo, do que um caminhão de coroas de flores quando eu me for .

    Estas são pra ti!!!



    Apenas passe adiante para todos seus amigos, inclusive de volta pra mim.

    E não me diga que não tem tempo pra isso.

    Você não se lembra da frase...
    'Pare e sinta o perfume das flores´???

    Vamos ver quantos buquês você recebe!!!

    Alegria te mantém doce, desafios te mantém forte, tristezas te mantém humano, falhas te mantém humilde, sucesso te mantém reluzente,

    Mas... somente amigos...
    te mantém em movimento!!!

    Veja quantos você receberá hoje!!!

    Obrigada aos meus amigos por serem parte da minha vida, independente se é por uma razão, uma estação ou a vida toda.




    BJS,


    ELKE E EMERSON FOREVER...



























    --------------------------------------------------------------------------------

    ResponderExcluir
  16. Se Não Quiser Adoecer…

    Se não quiser adoecer – “Fale de seus sentimentos”

    Emoções e sentimentos que são escondidos, reprimidos, acabam em doenças como: gastrite, úlcera, dores lombares, dor na coluna. Com o tempo a repressão dos sentimentos degenera até em câncer. Então vamos desabafar, confidenciar, partilhar nossa intimidade, nossos segredos, nossos pecados. O diálogo, a fala, a palavra, é um poderoso remédio e excelente terapia.

    Se não quiser adoecer – “Tome decisão”

    A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade, na angústia. A indecisão acumula problemas, preocupações, agressões. A história humana é feita de decisões. Para decidir é preciso saber renunciar, saber perder vantagem e valores para ganhar outros. As pessoas indecisas são vítimas de doenças nervosas, gástricas e problemas diversos.

    Se não quiser adoecer – “Busque soluções”

    Pessoas negativas não enxergam soluções e aumentam os problemas. Preferem a lamentação, a murmuração, o pessimismo. Melhor é acender o fósforo que lamentar a escuridão. Pequena é a abelha, mas produz o que de mais doce existe. Somos o que pensamos. O pensamento negativo gera energia negativa que se transforma em doença.

    Se não quiser adoecer – “Não viva de aparências”

    Quem esconde a realidade finge, faz pose, quer sempre dar a impressão que está bem, quer mostrar-se perfeito, bonzinho etc. Está acumulando toneladas de peso… uma estátua de bronze, mas com pés de barro. Nada pior para a saúde que viver de aparências e fachadas. São pessoas com muito verniz e pouca raiz. Seu destino é a farmácia, o hospital, a dor.

    Se não quiser adoecer – “Aceite-se”

    A rejeição a si próprio, a ausência de auto-estima, faz com que sejamos algozes de nós mesmos. Ser eu mesmo é o núcleo de uma vida saudável. Os que não se aceitam são invejosos, ciumentos, imitadores, competitivos, destruidores. Aceitar-se, aceitar ser aceito, aceitar as críticas, é sabedoria, bom senso e terapia.

    Se não quiser adoecer – “Confie”

    Quem não confia não se comunica, não se abre, não se relaciona, não cria liames profundos, não sabe fazer amizades verdadeiras. Sem confiança, não há relacionamento. A desconfiança é falta de fé em si, nos outros e em Deus.

    Se não quiser adoecer – “Não viva sempre triste”

    O bom humor, a risada, o lazer, a alegria, recuperam a saúde e trazem vida longa. A pessoa alegre tem o dom de alegrar o ambiente em que vive. “O bom humor nos salva das mãos do doutor”. Alegria é saúde e terapia.

    Postado por Ozamir Lima às 11:36

    ResponderExcluir
  17. Soneto da saudade Vinícius de morais






    De tudo ao meu amor serei atento
    Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
    Que mesmo em face do maior encanto
    Dele se encante mais meu pensamento.

    Quero vivê-lo em cada vão momento
    E em seu louvor hei de espalhar meu canto
    E rir meu riso e derramar meu pranto
    Ao seu pesar ou seu contentamento

    E assim, quando mais tarde me procure
    Quem sabe a morte, angústia de quem vive
    Quem sabe a solidão, fim de quem ama

    Eu possa me dizer do amor (que tive):
    Que não seja imortal, posto que é chama
    Mas que seja infinito enquanto dure.

    ResponderExcluir
  18. Terça, 29 de Março de 2011
    O que surte mais efeito: Perdoar ou ser perdoado?
    Eu escutei hoje que o perdão dado e recebido transforma-nos verdadeiramente. O que nos possibilita conviver fraternalmente não é o fato de não errarmos, porque erramos sempre, mas porque perdoamos e somos perdoados sempre, “até setenta vezes sete” (cf. Mt 18,22), como Jesus nos ensinou.

    É normal perdoar e continuar lembrando a ofensa. “Não está em nosso poder não mais sentir e esquecer a ofensa; mas o coração que se entrega ao Espírito Santo transforma ferida em compaixão e purifica a memória, transformando a ofensa em intercessão” (Catecismo da Igreja Católica [CIC] n. 2843).

    Olhemos para Jesus, modelo de oração e de vida, para que aprendamos com Ele a perdoar sempre, “porque o perdão é o ponto mais alto da oração cristã. Ele dá testemunho de que, em nosso mundo, o amor é mais forte do que o pecado”(idem, n. 2844).

    Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso.

    Jesus, eu confio em Vós!

    ResponderExcluir
  19. " Um amigo se faz rapidamente; já a amizade é um fruto que amadurece lentamente"
    (Aristóteles)

    ResponderExcluir
  20. " A amizade é um amor que nunca morre"
    (Mário Quintana)

    ResponderExcluir
  21. OS VERDADEIROS AMIGOS SE CONTAM NOS DEDOS
    Com o tempo…



    Você aprende que estar com alguém só porque esse alguém lhe oferece um bom futuro, significa que mais cedo ou mais tarde você irá querer voltar ao passado…Com o tempo…Você se dará conta que casar só porque “está sozinho(a)”, é uma clara advertência de que o seu matrimônio será um fracasso…Com o tempo…

    Você compreende que só quem é capaz de lhe amar com os seus defeitos, sem pretender mudar-lhe, é que pode lhe dar toda a felicidade que deseja…Com o tempo…

    Você se dará conta de que se você está ao lado de uma pessoa só para não ficar sozinho(a), com certeza uma hora você vai desejar não voltar a vê-la…Com o tempo…

    Você se dará conta de que os amigos verdadeiros valem mais do que qualquer montante de dinheiro…Com o tempo…

    Você entende que os verdadeiros amigos se contam nos dedos, e que aquele que não luta para os ter, mais cedo ou mais tarde se verá rodeado

    unicamente de amizades falsas…Com o tempo…

    Você aprende que as palavras ditas num momento de raiva, podem continuar a magoar a quem você disse, durante toda a vida…Com o tempo…

    Você aprende que desculpar todos o fazem, mas perdoar, só as almas grandes o conseguem…Com o tempo…

    Você compreende que se você feriu muito um amigo, provavelmente a amizade jamais será a mesma…Com o tempo…

    Você se dá conta de que cada experiência vivida com cada pessoa, é irrepetível…Com o tempo…

    Você se dá conta de que aquele que humilha ou despreza um ser humano, mais cedo ou mais tarde sofrerá as mesmas humilhações e desprezos, só que multiplicados…Com o tempo…

    Você aprende a construir todos os seus caminhos hoje, porque o terreno de amanhã é demasiado incerto para fazer planos…Com o tempo…

    Você compreende que apressar as coisas ou forçá-las para que aconteçam, fará com que no final não sejam como você esperava…Com o tempo…

    Você se dará conta de que, na realidade, o melhor não era o futuro, mas sim o momento que estava vivendo naquele instante…Com o tempo…

    Você aprende que tentar perdoar ou pedir perdão, dizer que ama, dizer que sente falta, dizer que precisa, dizer que quer ser amigo……junto de um caixão……deixa de fazer sentido…Por isso, recorde sempre estas palavras:O homem torna-se velho muito rápido e sábio demasiado tarde.

    Exatamente quando:

    JÁ NÃO HÁ TEMPO!



    presentepravoce

    ResponderExcluir
  22. Experimente
    Experimente. Tente algo novo. Tente sair.
    Temos estado retida por muito tempo. Mantivemos-nos de volta muito longa.
    Quando crianças, muitos de nós fomos privados do direito de experimentar. Muitos de nós estamos nos privando do direito de experimentar e aprender quando adultos.
    Agora é a hora de experimentar. É uma parte importante da recuperação. Deixe-se tentar coisas.Deixe-se tentar algo novo. Sim, você vai cometer erros. Mas com esses erros, você pode saber quais são seus valores.
    Algumas coisas simplesmente não vai gostar. Isso é bom. Então assim conheceremos um pouco mais sobre quem somos e o que não gostamos.
    Algumas coisas vamos gostar. Elas vão trabalharão com os nossos valores.
    Elas vão trabalhar com o que somos, e nós vamos descobrir alguma coisa importante e de vida enriquecedora.
    Há um momento de silêncio na recuperação, um tempo para ficar parado e curar, um tempo para nos dar um momento de reflexão. Este é um momento de introspecção e de cura. É um momento importante. Nós lidarmos com nossos problemas.
    Há também um momento em que é igualmente importante experimentar, para começar a "testar a água:"
    Recuperação não é igual a abstenção de vida. Recuperação significa aprender a viver e aprender a viver plenamente. Recuperação de meio de investigação, exploração, experimentação.
    Recuperação significa fazer com a rígides, das regras baseadas na vergonha do passado, e sim na formulação de valores saudáveis ​​baseadas no amor-próprio, amor ao próximo, e viver em harmonia com este mundo.
    Experimente. Tente algo novo. Talvez você não vai gostar.
    Talvez voce cometa um erro. Mas talvez você vai goste, e talvez você descubra algo que você ama.
    Hoje, eu me dou permissão para experimentar na vida. Eu vou parar rigidamente de me segurar novamente, e eu vou pular, quando pular vou me sentir bem. Deus, me ajude a deixar ir a minha necessidade de privar-me de estar vivo.

    ResponderExcluir
  23. Desligamento Emocional com Amor

    Por que é tão difícil? Como se desligar de quem se ama?

    Aprendemos a Ser e Estar completamente ligados e dependentes de nossos afetos; aprendemos que somos apenas um pedaço, uma parte, sem brilho
    próprio, dentro das relações (os outros nos completariam, nos nutririam de valor e amor, iluminariam e dariam significado às nossas vidas); aprendemos
    a desempenhar nossos papéis sempre atentos para atender às expectativas das pessoas de maior ou menor importância em nossas vidas; aprendemos que tínhamos o poder e, mais ainda, o dever de modificá-los, salvá-los, fazê-los felizes.


    Tivemos tanto medo de fracassar, de não sermos merecedores do amor e valor que buscávamos que vivemos uma luta inacabável pela posse e controle daqueles que amávamos. Luta onde, por amor,vale tudo: mentir, invadir,deixar- se invadir, controlar, conceder demais, cobrar sempre, não perder jamais...


    Aprendemos a amar assim: misturados, plugados, ligados todo o tempo naqueles que amamos. O E o que mais nos causa confusão e dor é constatar que quanto mais nos esforçamos para continuarmos ligados mais nos afastamos, desencontramos, caminhamos para o abandono, para o desligamento Sem Amor ou, às vezes, para a busca de novos amores para começar tudo de novo; quanto mais falamos, orientamos, cobramos, discutimos menos nos ouvem; quanto mais manipulamos ("para seu próprio bem"), menos confiam em nós e mentem, em contrapartida. E nos perguntamos:

    Somos fracassados, incompetentes? Serão os outros ingratos, cegos, surdos, desamorosos? Quanta dor! Porisso que "Amar é Sofrer" !

    Hoje podemos aprender um novo modo de Ser e Estar nas relações, um novo modo de acreditar e viver o amor. Posso aprender que Faço Parte, mas não sou uma parte, um pedaço de Família, Escola, Igreja, País, Empresas, etc. Preciso aprender que fazer parte é manter laços afetivos que nos ligam com respeito amoroso, mas não nos aprisionam ou sufocam nem nos tornam carcereiros uns dos outros em nome do amor. Estou entendendo que sou único e inteiro, tenho significado e valor próprio porisso ninguém me completa nem completo quem quer que seja.


    Não tenho poder de modificar pessoas, por mais que as ame. A responsabilidade por suas vidas pertence a elas e a um Poder Maior. "Aos outros, só posso amar!" Não sou incompetente, apenas sou impotente! Quero aprender a ser parceiro: ouvir e me revelar com honestidade( sem culpar) ; quero poder acreditar que os outros também aprenderão a usar seu próprio poder. Quero usar meu poder individual para me responsabilizar por minhas crenças, pensamentos, sentimentos, meus atos, minha vida, minha felicidade.

    Tudo isso é o aprendizado do Desligamento por Amor (a mim e aos outros) e do Desligamento com Amor - para caminharmos juntos, livres, felizes.

    Desligamento com Amor é Viver e Deixar Viver!

    Maria Tude



    http://entresembater.netvyrtua.com/dra-maria-tude/view.asp?id=25

    ResponderExcluir